top of page
Jogos Cooperativos

     Os jogos cooperativos são uma ótima estratégia para desenvolver nos alunos essa fundamental competência social chamada Cooperação. Eles podem ser propostos tanto pelo professor regular da sala como em parceria com o professor especialista de Educação Física.

     A Sociedade Ibero Americana de Jogos Cooperativos - SIAJOC -  apresenta em seu site diversas sugestões de Jogos que podem promover o desenvolvimento da cooperação entre os alunos e a compreensão da importância de somar forças para atingir um objetivo comum, por meio da Revista Jogos Cooperativos. Acesse os links e escolha o jogo que melhor se adapta às suas necessidades.

    Na internet é possível encontrar várias sugestões de Jogos Cooperativos, no blog "Sobre Jogos Cooperativos" você encontrará alguns deles.

 

    Outra opção interessante é modificar jogos já conhecidos pelos alunos com regras que façam a substituição da competição pela cooperação.

Jogos de Tabuleiro

Os jogos de tabuleiro podem ser jogados normalmente, basta acrescentar algumas regras:

  1. O objetivo do jogo é que todos cheguem ao final antes que o número 1 seja sorteado 5 vezes no dado. Se um jogador chega antes dos demais, deve ficar esperando que os outros cheguem sem jogar.

  2. Quando todos chegarem, todos vencem. Se o número 1 for sorteado pela 5ª vez e não tiverem chegado todos, todos perdem, inclusive aquele que já tiver chegado.

  3. Quando o número 1 é sorteado, nunguém anda.

  4. Toda vez que um jogador sorteia no dado um número diferente de 1, pode repartir esse número com os demais jogadores para que todos possam andar no tabuleiro.

  5. O jogador que joga o dado sempre deve andar. Ele pode repartir o número do dado com quais e quantos jogadores quiser. E pode inclusive escolher não repartir os pontos do dado com ninguém.

Quebra-cabeça

Para promover a cooperação por meio desse jogo pode-se adicionar as regras a seguir:

  1. O número de peças do quebra-cabeça é dividido igualmente entre os membros do grupo, sem que os alunos possam ver ou escolher as peças que irão receber.

  2. As crianças não podem ver as peças de seus colegas e nem ajudá-los a colocá-las no lugar correto.

  3. Quem ficar com a peça do canto superior esquerdo começa o jogo. A criança que tiver uma peça que encaixe nela será a seguinte e assim sucessivamente até que todos tenham colocado sua primeira peça.

  4. A partir da primeira rodada fica estabelecida a ordem de participação de cada criança.

  5. Cada um na sua vez deve escolher dentre as peças que possui aquela que é possível encaixar no desenho que está se formando sem a ajuda dos colegas.

  6. Quando a criança não tem nenhuma peça que encaixa, um colega pode ajudá-la colocando uma peça dele, porém quando chegar a vez dele a criança que ele ajudou deve colocar sua peça.

  7. O jogo termina quando todos colocarem todas as peças e o quebra-cabeça for montado.

Caça ao tesouro

A atividade segue normalmente com a adição das regras abaixo:

  1. Antes de iniciar a procura pelas pistas os alunos devem ser informados de que se trata de uma atividade cooperativa e que para encontrar o tesouro as equipes devem se ajudar.

  2. Cada grupo tem seus membros amarrados para que sempre caminhem juntos.

  3. A última pista de cada grupo deve ser uma parcial da verdadeira pista, de forma que para encontrar o tesouro todos os grupos devam encontram sua última pista e juntá-las.

bottom of page