Aprendizagem
Cooperativa
Estruturação da Interdependência positiva e da responsabilidade
A interdependência positiva e a responsabilidade grupal são duas características dos grupos cooperativos que o professor deve ter em mente no momento de planejar as atividades. Pesquisadores que escrevem sobre AC apresentam algumas estratégias para promover essas características na prática do trabalho em grupo.
Apresentamos aqui duas estratégias principais, ambas diretamente associadas à autoavaliação, momento no qual cada aluno pode aperceber-se de suas ações no grupo e redirecinar seus comportamentos para garantir que essas características estejam cada vez mais presentes.
-
A primeira estratégia está ligada à atribuição de papéis ou funções.
Nesse caso, ao escolher as funções que serão atribuídas aos alunos, o professor deve pensar como cada aluno pode depender dos demais durante a atividade, de forma que se um aluno não realiza adequadamente sua função o grupo todo pode ser prejudicado e se um aluno realiza plenamente sua função, o grupo todo será recompensado.
O professor deve sempre reforçar que os alunos não devem assumir funções que não são suas, mas incentivar aqueles que não estão realizando sua função para fazê-lo e lembrar sempre da responsabilidade que cada um tem com os demais membros do grupo.
Faz-se fundamental sempre reafirmar por meio de ações e palavras que "o sucesso do grupo depende do sucesso de todos os membros".
-
A segunda estratégia está ligada à atribuição de pontos ou notas para os trabalhos desenvolvidos pelo grupo.
Os pontos podem ser atribuídos em atividades nas quais haja torneios entre os grupos. (Em sugestões podem ser encontradas técnicas de AC que se utilizam de torneios).
O professor precisa garantir que não seja possível que apenas um aluno some um número considerável de pontos que seja suficiente para o grupo ganhar sem a participação dos demais, ou que o grupo consiga ganhar sem que todos tenham participado.
Isso pode ser feito, por exemplo, limitando a quantidade de vezes que um membro pode participar ou pontuar, estabelecendo uma quantidade de vezes mínima para a participação de todos ou tirando uma média dos pontos de cada membro para ser a pontuação final do grupo. Entenda melhor no esquema abaixo:
Pontuação do Grupo A
Aluno 1 = 10 ptos*
Aluno 2 = 8 ptos
Aluno 3 = 5 ptos
Aluno 4 = 2 ptos
Pontuação final do grupo= 6,25 ptos
Média do grupo
10 + 8 + 5 + 2 = 25
25/4 = 6,25
* pontuação máxima por aluno 10 ptos
No momento da autoavaliação o professor pode reforçar que, para aumentar a nota do grupo, os alunos com nota menores precisam melhorar, e que isso não é uma responsabilidade individual deles, mas de cada membro do grupo. Essa estratéia motiva alunos com alto desempenho (como o aluno 1 no exemplo) a ajudar, ensinar e incentivar os colegas com desempenho inferior, já que ele não pode mais pontuar, e também motiva os alunos com baixo desempenho a se esforçarem, já que ele tem em suas mãos a chance de melhorar a pontuação do grupo.
É importante considerar também que nem todos os alunos, por mais que se esforcem, conseguirão atingir os 10 pontos, nesse momento pode-se aproveitar para trabalhar o respeito pelas diferenças. O aluno que deu o seu melhor deve ser encorajado e elogiado ainda que seu melhor não seja o mesmo do seu colega. Por isso nesse exemplo os 10 pontos foram considerados a pontuação máxima e não a mínima.
Essas estratégias podem ser usadas também para as notas atribuídas às atividades em grupo, entretanto não é adequado que essa seja a única forma de atribuir nota, ou que a média do grupo seja a média final de cada aluno. É importante que os alunos sejam avaliados individualmente por seu desempenho e seu processo de aprendizagem.
Pontos extras
Outra forma de incentivar que todos participem e deêm o seu melhor é a atribuição de pontos extras para cada aluno que conseguir melhorar seu desempenho de uma atividade para a outra. Dessa forma se o Aluno 2 do exemplo conseguir 9 pontos na próxima atividade e 10 na seguinte, terá somado mais dois pontos extras para o grupo. Enquanto que o Aluno 4 pode conseguir 3 pontos na próxima atividade, 4 pontos na seguinte, 5 na outra e assim ir somando pontos extras ao grupo. Observe como isso se dá no esquema abaixo:
Pontuação do Grupo A
1ª atividade
Aluno 1 = 10 ptos*
Aluno 2 = 8 ptos
Aluno 3 = 5 ptos
Aluno 4 = 2 ptos
Pontuação final do grupo: 13,5 pontos
2ª atividade
Aluno 1 = 10 ptos*
Aluno 2 = 9 ptos (+1 pto extra)
Aluno 3 = 5 ptos
Aluno 4 = 3 ptos (+1 pto extra)
Total por aluno
Aluno 1 = 10 + 10 = 20
Aluno 2 = 8 + 9 + 1 = 18
Aluno 3 = 5 + 5 = 10
Aluno 4 = 2 + 3 + 1 = 6
Média do grupo
20 + 18 + 10 + 6 = 54
54/4 = 13,5
* pontuação máxima por aluno 10 ptos