top of page
Estabelecimento dos comportamentos desejados

       Para que as atividade em grupo sejam de fato eficazes e permitam a aprendizagem de todos os alunos envolvidos, é fundamental que no início de cada atividade, professor e alunos discutam juntos os comportamentos que são desejáveis durante o trabalho cooperativo e aqueles que devem ser evitados, bem como a razão de optar por um ou outro comportamento.

    Além disso, depois de escolher os comportamentos o professor deve proporcionar momentos em que esses comportamentos possam ser demonstrados e praticados. A adoção de novos comportamentos vai se tornando cada vez melhor a medida que os alunos podem colocá-los em prática depois de discutí-los.

       Importante salientar aqui que esses comportamentos são fundamentais não apenas para o trabalho em grupo, mas para a vida do aluno em sociedade, dentro e fora da escola.

       

         Os comportamentos desejados podem ser considerados competências sociais a serem desenvolvidas e, portanto, o seu ensino deve ser sistemático. O professor deve ter claro que eles fazem parte dos seus objetivos de ensino, assim como deixar isso claro para os alunos.

        As competências que serão ensinadas devem surgir da necessidade dos alunos em desenvolver determinado comportamento desejado para o trabalho cooperativo e a vida em sociedade. Elas podem ser propostas pelo professor que as levanta por meio da observação dos alunos durante o trabalho em grupo, ou podem ser levantadas pelos próprios alunos a partir das autoavaliações.

       

    Abaixo seguem alguns passos para ajudar os alunos a desenvolver as competências desejadas.

                   Identificar a competência

     

        Roda de conversa onde se discuta as dificuldades que a turma teve em desenvolver a atividade proposta e quais foram as causas dessa dificuldade. Discutir coletivamente as causas para se chegar a competência que está precisando ser trabalhada.

                   Definir a competência

 

        Os alunos podem elencar 5 palavras-chave que se relacionam a essa competência, ou 5 atitudes de quem já desenvolveu essa competência e 5 atitudes de quem não desenvolveu para que todos compreendam o que é precisam fazer.

                  Reconhecer a importância da competência

       Os alunos precisam compreender a razão pela qual devem desenvolver essa competência para se sentirem motivados ao esforço necessário para tal. O professor deve reconhecer e levar os alunos a reconhecerem que algumas competências são mais facilmente desenvolvidas por alguns alunos, mas que todos podem conseguir. Eles devem ser levados a exemplificar situações do cotidiano onde o uso dessa competência traga bons resultados e onde a falta dela traga maus resultados.

                   Demostrar a competência

        O professor precisa separar um momento pequeno da aula para que o aluno veja na prática como é ter a determinada competência, como se comporta e o que diz uma pessoa em uma situação real que já tem a competência desenvolvida. Isso pode ser demostrado a partir da exemplificação oral, onde o professor ou mesmo os alunos relatam situações em que viram a competência em prática ou mesmo por meio da dramatização dessas situações reais. 

                  Colocar em prática e avaliar

        A partir do momento em que a competência foi escolhida ela deve ser uma prioridade para os alunos durante a realização das demais atividades em grupo e deve ser constantemente autoavaliada. Assim, cada aluno deve perceber o quanto está avançando no desenvolvimento dessa habilidade.

Ensino de Competências sociais

Exemplos de competências sociais: encorajar os colegas, contribuir com ideias, compartilhar os materiais, elogiar, ouvir e fazer críticas construtivas, ouvir com atenção, expressar-se de maneira clara e objetiva, entre outras.

bottom of page