Aprendizagem
Cooperativa
O planejamento
Nesse primeiro momento o professor deve preparar-se para iniciar o trabalho com grupos heterogêneos e planejar todas as variáveis que devem ser consideradas, para que o trabalho em grupo realmente promova a cooperação e desenvolva nos alunos a aprendizagem dos conteúdos e das habilidades sociais previstas.
É importante lembrar que os benefícios apontados anteriormente não serão alcançados como um passe de mágica, na primeira atividade em grupo que for realizada. Eles vão se consolidando a medida que os alunos vão se habituando com o trabalho cooperativo, e isso só será possível com a realização de um trabalho constante e bem planejado. Por isso, ao iniciar o trabalho com a Aprendizagem Cooperativa o professor deve estar motivado a transformar a realidade de sua sala de aula e ciente dos desafios que vai encontrar.
O professor precisa conhecer bem sua turma e todo o processo de implantação da metodologia, bem como algumas técnicas, para iniciar o trabalho com os grupos. Por essa razão é recomendado que antes de colocar a AC em prática o professor leia com atenção todas essas orientações e se possível busque mais informações sobre o assunto.
É aconselhável que as primeiras atividades sejam feitas em duplas e progressivamente o número de alunos por grupo vá aumentando. Os primeiros grupos também devem ser esporádicos, ou seja, ter uma duração curta, mas que permita ao professor observar como os alunos se relacionam.
Em sugestões você encontra diversos materiais que apresentam técnicas rápidas de atividade em grupo e jogos que podem ser usados nas primeiras atividades cooperativas.
Quando o professor perceber que os alunos estão envolvidos com o trabalho em grupo e se sentir seguro, pode começar as atividades com grupos de base, que são grupos de longa duração, e introduzir cada elemento progressivamente.
Para o planejamento é importante que o professor considere os seguintes aspectos: